Newsletter Farol Jornalismo

Newsletter Farol Jornalismo

Share this post

Newsletter Farol Jornalismo
Newsletter Farol Jornalismo
NFJ#496 ☀️ As previsões do Nieman Lab para 2025

NFJ#496 ☀️ As previsões do Nieman Lab para 2025

Edição especial traz as projeções do Predictions for Journalism para as áreas de IA, audiências, formatos, produtos e estratégias

Moreno Cruz Osório's avatar
Lívia Vieira's avatar
Giuliander Carpes's avatar
Moreno Cruz Osório
,
Lívia Vieira
, and
Giuliander Carpes
Jan 24, 2025
∙ Paid
16

Share this post

Newsletter Farol Jornalismo
Newsletter Farol Jornalismo
NFJ#496 ☀️ As previsões do Nieman Lab para 2025
Share

Buenas!

Moreno aqui, chegando tarde. Dez anos fazendo esse boletim (praticamente) no amor nos dá margem para certo atraso, né. Ainda mais em uma sexta-feira de janeiro.

No momento, sofrendo com aquele clássico BAFO OPRESSOR que caracteriza alguns dias do nosso verão aqui neste pântano que é a parte alta do CONE SUL.

Bom, chegamos à penúltima NFJ da temporada de projeções de verão. Hoje, a edição está integralmente dedicada ao clássico Predictions for Journalism, publicado todo final de ano. Como vocês sabem, o especial do Nieman Lab é gigantesco. Tem previsões sobre tudo e de tudo que é lugar – embora o foco seja sempre os EUA.

Bom, AS USUAL, a gente leu e organizou essas projeções todas por temas. Só esse trabalho já vale a tua assinatura, hein. Mas também separamos o joio do trigo. Como observaram a Lívia e o Giuliander, que conduziram a sistematização, tem muito texto do Predictions que nem projeção é. Estão muito mais para uma sistematização do que já está rolando. Dito isso, fica aqui o nosso recado para os colegas de Harvard: pra que tanto texto, meus amigos? Daria para rolar um filtro melhor nas próximas edições.

Mas tá, vamos nessa.

Começamos com as previsões para IA, depois seguimos com audiência, formatos, produtos e estratégias. Muita coisa ficou de fora, então talvez a gente ainda volte ao Predictions quando voltarmos de férias, em março – a ver. Na semana que vem teremos a terceira newsletter dedicada ao Jornalismo no Brasil em 2025 (leiam as duas primeiras aqui e aqui), o nosso especial com previsões para o novo ano.

Ler, organizar e sistematizar dá uma baita mão. Aproveite nossa promoção de verão e valorize o nosso trabalho apoiando o Farol Jornalismo pelo preço de um espresso.


Clique no botão abaixo e aproveite a nossa promoção de verão. Apoie, com 50% de desconto, a newsletter que há mais de dez anos acompanha de perto o Predictions for Journalism e traz os principais destaques para vocês.

Get 50% off forever

Contribuição pontual? Também aceitamos.

No app do seu banco, mire a câmera para o QR code abaixo ou use a chave contato@faroljornalismo.cc para contribuir com qualquer valor.


Hoje tô aqui só fazendo cerimonial e pedindo dinheiro. Quem fez todo o trabalho foram a Lívia (LV) e o Giuliander (LV).

Foi.


Nosso agradecimento de <3 vai para:
Adriana Martorano Vieira, Alexandre Galante, Amaralina Machado Rodrigues Xavier, André Caramante, Andrei Rossetto, Ariane Camilo Pinheiro Alves, Ben Hur Demeneck, Bernardete Melo de Cruz, Bibiana Osório, Bruno Souza de Araujo, Carlos Alberto Silva, Diogo Rodrigues Pinheiro, Edimilson do Amaral Donini, Fabiana Moraes, FêCris Vasconcellos, Gabriela Favre, Guilherme Nagamine, João Vicente Ribas, Jonas Gonçalves da Silva, Marcela Duarte, Marco Túlio Pires, Mateus Netzel, Milena Giacomini, Monica de Sousa França, Nadia Leal, Pedro Luiz da Silveira Osório, Priscila dos Santos Pacheco, Rafael Paes Henriques, Roberto Nogueira Gerosa, Roberto Villar Belmonte, Rodrigo Ghedin, Rodrigo Muzell, Rogerio Christofoletti, Rose Angélica do Nascimento, Rosental C Alves, Sérgio Lüdtke, Silvio Sodré, Suzana Oliveira Barbosa, Taís Seibt, Vinicius Luiz Tondolo, Vitor Hugo Brandalise, Washington José de Souza Filho.
Quer fazer parte dessa seleta lista? Apoie o Farol Jornalismo no Apoia-se ou escolha o plano Conselheiros, no Substack. Essas modalidades de apoio dão direito a informar uma URL para inserir um link ativo no seu nome.

☀️ Predictions for Journalism: inteligência artificial. Ler as previsões de IA do Nieman Lab deste ano exigiu uma boa dose de paciência. Primeiro, porque havia nada mais nada menos do que 20 textos sobre o assunto. Segundo, porque muitos deles não faziam previsões claras, mas apenas um apanhado geral do que já está acontecendo no jornalismo em relação a essas tecnologias. Alguns exemplos que a gente leu para você não precisar fazê-lo (não necessariamente porque não levantem pontos válidos, mas porque poderiam ter apenas um parágrafo):

  • Empresas de IA se debatem para entender o que significa serem criadores de notícias, de Maggie Harrison Dupré (sinceramente, o problema é delas);

  • A mídia precisa começar a levar a sério a inteligência geral artificial, de Shakeel Hashim (comparou as previsões de que a AGI vai tomar conta do mundo com os alertas ignorados da crise climática nos anos 1980);

  • A rastreabilidade se torna uma aposta segura para a IA, de Traci Mabrey (esse tem três curtos parágrafos e argumenta que a IA só vai se tornar algo positivo para o jornalismo se for possível chegar à origem das informações: parece meio óbvio);

  • A IA revoluciona o acesso a conteúdo multilíngue, de Benjamin Morales Meléndez (tradução é um dos mais claros benefícios da IA e já está sendo muito explorado pelo jornalismo praticamente desde o começo do hype, querido);

  • As redações vão inovar com a IA, de Chase Davis (inovação é um conceito que pode ser qualquer coisa, mas me parece óbvio que algumas novidades, pelo menos incrementais, já estão sendo tocadas nas redações mundo afora).

Vamos com previsões (ou alertas, ou ideias) mais robustos e/ou que fomentam mais reflexões:

Keep reading with a 7-day free trial

Subscribe to Newsletter Farol Jornalismo to keep reading this post and get 7 days of free access to the full post archives.

Already a paid subscriber? Sign in
© 2025 Farol Jornalismo
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start writingGet the app
Substack is the home for great culture

Share